terça-feira, 19 de outubro de 2010

Festival de Jazz e degustação de vinhos no Jardim Icaraí

Na foto: O Guitarrista Dino Rangel

O restaurante Spicy, em parceria com a importadora Vinhos do Mundo, promove seu Festival de Jazz, com direito a degustação de vinhos, nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro, sempre a partir das 19h. O evento será gratuito. A degustação será limitada a 25 vagas (informações e inscrições: 2610-5857).

Quem passar pelo Spicy vai conhecer um pouco mais sobre o universo dos vinhos argentinos, portugueses e sul africanos e curtir o Jazz bem tocado do guitarrista Dino Rangel e do saxofonista Tino Jr.

No repertório dos shows, músicas como Radamés Y Pelé (Tom Jobim), Lamentos do Morro (Garoto), Maracangalha (Dorival Caymi), Receita de Samba (Jacob do Bandolim), Stella by Starlight (Victor Young), Donna Lee (Charlie Parker), All Blues (Miles Davis) e Someday my Prince will Come (Churchil).

Na terça, dia 19/10, a partir das 19h, serão apresentados vinhos da Bodega NQN, da Patagônia, Argentina. A degustação será conduzida pelo sommelier Efraim Moraes. Serão degustados o Picada 15 Blend Branco; Picada 15 Cabernet Sauvignon; e Malma Reserva Malbec.

Na quarta, dia 20 de outubro, será a vez de conhecer alguns rótulos alentejanos da Vinha das Servas – Extremoz, de Portugal, que serão apresentados pelo enófilo português André Mariz.
O público vai experimentar rótulos como o Monte das Servas Escolha Tinto e o Monte das Servas Colheita Tinto.

Já no dia 21, quinta-feira, o enófilo Luiz Barros conduz degustação de vinhos Sul Africanos da vinícola Avondale Wines. Entre eles: Avondale Pinotage; Julia; e Avondale Rosé.

Após as degustações, nos três dias, o guitarrista Dino Rangel e o saxofonista Tino Jr comandam a noite com muito Jazz.


Atrações musicais

Dino Rangel estudou com Sérgio Benevenuto e Ian Guest; participou dos grupos Suzete Drinks, Palha de Milho, Saloon & Cia; acompanhou as cantoras Beth Bruno, Vanessa Barum, Bia Bedran, Baby do Brasil, Ithamara Koorax, os compositores Fred Martins, Ednardo e Guinga, o saxofonista Léo Gandelman, o baixista Arthur Maia, o percussionista Marcelo Salazar, o violonista Rogério Souza e o saxofonista Zé Canuto.


Com seu trabalho, Dino excursionou pela Europa e Estados Unidos. No Brasil, o baixista já tocou em importantes eventos como o Festival de Inverno de Domingos Martins (ES); o Joinville Jazz (SC); o Musifest, em Niterói (RJ); o Festival Jazz & blues de Guaramiranga (CE); o Ibitipoca Jazz Festival (MG); o Londrina Jazz (PR); o Ipatinga Live Jazz, entre outros.


O saxofonista Tino Jr. veio da cidade de Magé–RJ e, morando em Niterói, tem se destacado no cenário musical do Rio de Janeiro. Tino tem um fraseado pessoal e um bonito e suave som de saxofone.

Tino também toca flauta e já se apresentou com o guitarrista Roberto Rosemberg, com o saxofonista Idriss Boudrioua, com o pianista Marvio Ciribelli e ainda participou da peça "A Guerra dos Sexos Acabou" com Nina de Pádua, Chamon e Nilze Carvalho.


O Spicy Gastronomia fica na Rua Nóbrega esquina com Rua Mariz e Barros, Jardim Icaraí, Niterói - RJ. Telefone: 2610-5857

Acadêmicos do Cubango escolhe seu hino

No ritmo do Mestre Jonas e no mais puro clima de “A Emoção está no Ar”, enredo do carnavalesco Jayme Cezário, mais de 3 mil pessoas circularam pela quadra da Acadêmicos do Cubango, no último dia 16/10, para acompanhar a disputada final entre 3 sambas, no qual a parceria de Sardinha, Zé Glória, Júnior Duarte, Gustavo Soares, Carlinhos da Penha e Bruno Derani saiu vencedora.

Segundo samba a se apresentar na noite da grande final e tendo como intérprete Junior Duarte, a parceria assinada por Sardinha e seus parceiros levantou a quadra da escola, que cantou com empolgação o refrão "pode aplaudir porque a emoção está no ar!".

Campeão de samba-enredo da verde e branco, nos anos de 2007, 2008, 2010 e agora em 2011, Sardinha disse que foi muito difícil ganhar o campeonato este ano. “As parcerias finalistas eram muito boas, foi uma disputa bem acirrada”, afirmou o compositor.

Para o presidente da Cubango, Olivier Pelé a escolha de um vencedor pela comissão julgadora foi muito difícil, mas a quadra escolheu seu hino. “Os 3 sambas eram de excelente qualidade, porém a obra de Sardinha conseguiu levantar o público e a letra teve uma ótima leitura do enredo”, disse o presidente.

Pelé destacou, ainda, todas as 19 parcerias que participaram esse ano da disputa. “Todos os sambas estão de parabéns. A Cubango está no rumo certo e com a enorme força dessa comunidade vamos fazer um carnaval inesquecível na Sapucaí em 2011”, ressaltou o dirigente.


Homenagem
A noite de disputa teve espaço, também, para homenagem. Na ocasião, o intérprete da União da Ilha, Ito Melodia, recebeu o título “Cidadão do Samba” e o troféu Jorge Lafond, das mãos do presidente da Cubango, Olivier Pelé.
Ito agradeceu a comunidade Verde e Branco de Niterói e colocou todos para sambar ao entoar sambas de sucesso da União da Ilha.

Ensaio de canto
O diretor de Harmonia da Cubango, Jorginho Harmonia, aproveitou a quadra lotada para convocar a comunidade para o primeiro ensaio de canto para ala de comunidade e crianças, que será realizado no dia 20 de outubro, quarta-feira, às 19h30. Já na sexta, dia 22/10, às 22h, ocorrerá o primeiro ensaio geral com o novo samba, na quadra da Cubango.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Flamengo e o Brasil

Ao analisar o Flamengo e seus altos e baixos, nos últimos anos, sempre vi algo de semelhante com o País.

Em tempos de eleição, tocar nesse assunto é muito bem oportuno. As pessoas tem que entender que o sistema é podre e a máquina é corrupta e emperrada e para mudar isso, creio, que o mais importante é ter um Legislativo (Senadores, deputados e vereadores – para aqueles que não sabem... acreditem, muitos não sabem), em sua maioria, sério, competente e comprometido com a nação.

O eleitor não tem a noção da importância do Poder Legislativo. Para terem uma idéia, se tivermos um canalha a frente do Poder Executivo, com um Legislativo sério, nada esse canalha poderá fazer, pois será hiper fiscalizado e vetado, pelos legisladores.

Agora, com um Legislativo ruim, nem a Madre Teresa de Calcutá, consegue gerir um País, Estado ou Município. Pois ela não conseguiria aprovar nada que não atendesse ao balcão de negócios instalados na maioria das viciadas Câmaras do Brasil.

Mas voltemos ao Flamengo. O que acontece no Clube é justamente o que vemos no Brasil, um grupo de pessoas enraizadas nas entranhas do clube, ganhando rios de dinheiro, com negociações e mais negociações.

No Flamengo, quem manda e desmanda são empresários e seus “conselheiros comprometidos”. Sem contar que líderes de torcidas, também, determinam as diretrizes do Clube. Falta gestão profissional.

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim – coitada - está tentando endireitar a engrenagem, mas é difícil azeitar uma máquina que não se interessa em ficar 100% e nem pode, pois interesses pessoais (de alguns) serão contrariados, acabando com suas boquinhas.

Como no Brasil, o FLA deveria passar por profundas mudanças internas, devia tentar limpar o seu podre sistema, para aí sim, se desenvolver de maneira sólida e adequada.

É uma pena ver um Clube do tamanho do Flamengo, uma marca que vende como água, com uma torcida gigantesca e divisas astronômicas, passando por uma crise como essas. Resultado: a maior esperança de mudanças no rumo da Gávea, aquele que mais alegria deu a torcida do urubu e tentava profissionalizar a “zona rubro-negra”, Zico, não agüentou e jogou a toalha.

Perde o Clube, a Nação, o Rio e o futebol brasileiro... (Leo Caldeira)

Notas - JC 200

Vinhos
O boa gente Luis Antônio, leia-se Cais de Icaraí, conduz degustação de rótulos da NQN, da Patagônia, no próximo dia 5, às 20h, no recém inaugurado Kaveh Bistrô, na Mariz e Barros, em Icaraí.


Recheados
A gourmet e sócia do restaurante Spicy, Danielle Alves criou o prato “Spicy Recheado”, com mini abóbora ou berinjela gratinadas e recheadas com um delicioso creme de bacalhau apimentado. Dani indica, ainda, um bom vinho tinto para acompanhar a iguaria.



Lançamento
O jornalista Paulo Cecchetti lança o livro “Sete vidas em haicai”, no dia 7 de outubro, às 19h, na Cultura Inglesa, em Icaraí; no dia 9, sábado, às 10h30, no tradicional Calçadão da Cultura, no Centro; e no dia 10, às 10h, no projeto “Escritores ao ar Livro”, na Praça Getúlio Vargas.


Grammy Latino
O baixista Arthur Maia e o pianista Sérgio Mendes, ambos niteroienses, estão entre os destaques da 11ª edição do Grammy Latino, cuja cerimônia de premiação será celebrada em 11 de novembro, em Las Vegas, nos EUA. Arthur, que é baixista de Gilberto Gil e considerado um dos melhores do país na atualidade, concorrerá com o álbum “O Tempo e a Música”, na categoria “Melhor Álbum Instrumental”. Já Sérgio Mendes, com o álbum “Bom Tempo”, disputa a categoria “Melhor Álbum de Pop contemporâneo brasileiro”.

Grammy Latino II
Arthur concorre, ainda, junto com Gil, com a música "Fé na festa", na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras” e faz único solo do CD de Maria Gadú, que também, disputa o Grammy, na categoria de “Melhor Álbum de Cantor e Compositor”.



Inauguração
O promoter Haroldo Enéas assinou o coquetel de inauguração da Call Clínica e Laboratório, em Icaraí, realizado no dia 30.


Capacitação
Em virtude dos grandes eventos esportivos internacionais que serão realizados no Rio de Janeiro como os Jogos Militares (2011), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas de 2016, a Neltur está divulgando, através do seu site (www.neltur.com.br), diversos cursos de capacitação na área de Turismo e Hotelaria, com o objetivo de preparar profissionais.


Níver
A querida jornalista Thatiana Cunha reuniu coleguinhas, no restaurante Zagatti, no último dia 26, para comemorar seu aniversário. Já no dia 27, o empresário Paulo Amaral comemorou ao lado de sua esposa Zelina Caldeira, filhos e amigos, no mesmo local.


Olimpo
O restaurante Olimpo lança seu cardápio de Primavera, com pratos especiais com mais cores e sabores, assinados pelo chef Francisco Almeida.

Fotos - JC 200

Mãe e filha, Bianca e Márcia Ritzmann, na inauguração da InterOrto (Foto: Vagner Ferreira)


A musa Juliane Almeida e o repórter fotográfico, Marcello Almo, em dia de ensaio de bateria, na quadra da Cubango


O Comodoro, César Serrão, e o presidente do conselho administrativo do ICB, na concorrida festa de 104 anos do Clube (Foto: Heber Salles)

A aniversariante, Roane Veríssimo, entre as amigas Aline Valadão e Maria Marina (Foto: Bruno Sgarbi)


As amigas Julia Palhano e Sania Novaes, em noite de inauguração, em Icaraí (Foto: Vagner Ferreira)


Casal simpatia - Marcelo Abreu e Mariana Carvalho. Ele troca de idade no próximo dia 9/10


O professor de dança, André Negão com Vanessa Salzeda, na comemoração do seu níver, com direito a muito zouk, salsa, samba e forró, no Belleville


O Casal 20 do Iate Clube Brasileiro, Luis Fernando e Rosimar Petrone


Tiago Martins e Chris Baroncini, curtindo no espaço Horto, no Jardim Botânico

Niterói - projeto para ser a Capital brasileira da Vela

Vem ganhando força o projeto para transformar Niterói na capital nacional da vela, a exemplo da cidade de Anápolis, nos Estados Unidos. O projeto, encabeçado pela Associação dos Clubes da cidade e pela Prefeitura de Niterói, através da Neltur e da Secretaria e Esportes, foi encomendado pelo Ministério dos Esportes e conta com apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor e da Federação Estadual do Rio de Janeiro. O programa prevê a construção de uma Marina Pública, o Museu da Vela Brasileira e de um Centro Nacional de Treinamento de Alto Rendimento da Vela, onde atletas de todo o país poderão se preparar para as olimpíadas de 2016.

“A cidade de Niterói tem todo o potencial para se tornar a capital deste esporte olímpico. Os principais atletas do país, ganhadores de medalhas estão aqui e o Governo Federal terá que escolher, como escolheu Saquarema para ser a cidade do volei e Guarulhos, a cidade do handebal, uma cidade para representar a vela e Niterói é por mérito a melhor do país”, afirma o Comodoro do ICB Cesar Serrão, Presidente da Associação dos Clubes de Niterói.

Para a velejadora Dulce Senfft, autora do projeto que será entregue ao Ministério dos Esportes, “Niterói é a única cidade do mundo que abriga em uma só enseada seis clubes náuticos. Com uma Marina Pública e um Centro de Treinamento nesta enseada, teremos todas as condições de sediar eventos internacionais o que vai gerar emprego e renda para diversos setores da economia e impulsionar o turismo da cidade”, defende.

O Presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira propôs e contou com o apoio de todos os vereadores a realização de um evento público na sede da Câmara, com o objetivo de mostrar à população a importância do projeto para a cidade.

O presidente da Neltur, José Haddad, lembra o programa Cidade Esportiva, do Ministério do Esporte, com o objetivo de propiciar espaço para formação de atletas nos municípios brasileiros, com o propósito de ampliar a participação brasileira na disputa de finais e, com isso, melhorar a posição do país no quadro de medalhas dos dois eventos.

“O Ministério vai fornecer a certificação a estados e municípios para o desenvolvimento de projetos direcionados aos esportes olímpicos e paraolímpicos conforme a vocação de cada cidade, essa é uma ótima oportunidade para Niterói”, destaca Haddad.

O Secretário de Esportes, Eduardo Caminha, lembra que os locais onde o programa vai se desenvolver serão denominados Centros Locais ou Centros Regionais de Treinamento, e vão fazer parte da Rede Nacional de Treinamento de Alto Nível do Ministério do Esporte.


Nos próximos dias, representantes da Associação de Clubes de Niterói estarão em Brasília para fazer a entrega do projeto final. “O Governo está em busca de propostas viáveis e realistas para patrocinar o esporte olímpico brasileiro e nós temos todos estes ingredientes”, afirma Serrão.

Carnaval de 2011 em Niterói começa a sair do papel

Na foto: A bateria nota 10 da Mocidade de Icaraí, tetra campeã do Carnaval de Niterói
(Foto: Bruno Sgarbi)

A Diretoria Executiva da União das Escolas de Sambas e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) começou a fazer a análise da área pleiteada na Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade para o desfile oficial do Carnaval de 2011. O trecho fica entre as Ruas Marquês de Paraná e a Visconde de Sepetiba. Entre outros trabalhos, será feita a avaliação das dimensões para a montagem de arquibancadas e instalação de camarotes, cabines de jurados e sistema de som e luz. Quarenta e duas agremiações - entre escolas, blocos de embalo e blocos de enredo, estão inscritos para desfilar, entre o sábado e a terça-feira de Carnaval.

A volta dos desfiles à Avenida Amaral Peixoto é parte integrante da revitalização da festa do Momo na cidade, iniciada a partir do final de 2005, para que o festejo volte a ter o glamour das décadas de 70 e 80, quando era considerado o segundo maior do Brasil, depois do Rio. O cronograma de preparação para o Carnaval de 2011 prevê o sorteio com a ordem dos desfiles no próximo dia 19 de outubro, no Clube Canto do Rio, no Centro.

REVITALIZAÇÃO - Os dirigentes da Uesbcn, em conjunto com a Prefeitura de Niterói, através da Neltur, são os responsáveis pela revitalização dos desfiles oficiais no Centro de Niterói. Desde 2006, a apresentação têm sido realizada na Rua da Conceição, com público médio diário de 10 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Fundo de Quintal faz show na quadra da Cubango

O samba do grupo Fundo de Quintal (foto) agita a quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Cubango, no próximo dia 9 de outubro, às 21h.

No show, o grupo que se apresentou pela última vez na Escola há 30 anos, vai tocar sucessos como "E Eu Não Fui Convidado", "Boca sem Dente", "Do Fundo do Nosso Quintal", "Só pra Contrariar", "Miudinho", "Sonhando Eu Sou Feliz", "Malandro Sou Eu", "Tô Que Tô".

Formado no fim da década de 70, o Fundo de Quintal surgiu a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, do Rio de Janeiro, tornando-se referência original no subgênero pagode.
Composto principalmente por sambistas da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, o grupo se caracterizou por usar instrumentos até então pouco comuns em roda de samba, como o banjo, o tantã, o repique de mão e o repique de anel.

Nomes como Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Mário Sérgio e Walter Sete Cordas já passaram pelo grupo, que, atualmente é formado por Bira, Ubirany, Sereno, Ademir Batera, Ronaldinho e Flavinho. A exceção do Cleber, esta formação prevalece desde 1992 e, dos fundadores permanecem Bira, Ubirany e Sereno.

A quadra da Acadêmicos do Cubango fica na Rua Noronha Torrezão, nº 560, Cubango. Tel: 2710-6190. Ingresso: R$ 30.

Mostra de Teatro Infantil começa dia 2 de outubro

Na foto: A peça "A Onça e o Bode" abre a Mostra

O Fórum de Artes Cênicas de Niterói promove a II Mostra de Teatro Infantil, no período de 2 a 30 de outubro, sempre aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Municipal de Niterói (Rua 15 de Novembro, n º 35, Centro). Serão 10 espetáculos com entrada franca, mediante senha retirada uma hora antes do espetáculo. Sujeito a lotação do teatro de 400 lugares.

O primeiro espetáculo a ser apresentado será a peça "A Onça e o Bode", no dia 2 de outubro, sábado, às 16h, com direção de Wagner Duarte e Produção da Cia Girassol.

No dia 9 de outubro, também às 16h, será a vez do espetáculo "A Viúva do Barão", de autoria de Solange Pessa e Andreá Terra, com direção de Aninha Pessa e produção da Cia Teatral Recontando Conto; no dia 10/10, domingo, às 16h, o espetáculo a ser apresentado será "João e Maria", com adaptação de Gisela Roessler, direção de Eduard Roessler e Produção do grupo Papel Crepon. Acompanhe a programação completa na agenda cultural do site da Fundação de Arte de Niterói (www.niteroiartes.com.br/novo/files/agenda.php).

Cinema francês em destaque

A Aliança Francesa de Niterói, o Cineclube Sala Escura e o Laboratório de Investigação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, em parceria com a cinemateca do Consulado da França no Rio de Janeiro, promovem o projeto Ciné-club Jean Vigo, todas as últimas segundas-feiras do mês, sempre às 19h.

O Ciné-club exibirá sempre grandes clássicos e diretores consagrados da vasta e rica cinematografia francesa. A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52/ 2° andar, em Icaraí. Tel: 2610-3966.

Oktoberfest no Clube Naval

O restaurante Velho Armazém realiza a 10ª edição da sua tradicional Oktoberfest, no próximo dia 9 de outubro, às 21h, no Clube Naval de Charitas.

A noite vai contar com show da banda “Spiel und Charm”; com apresentações do Grupo Folclórico Koblenz e danças típicas.

Os convites podem ser adquiridos no Velho Armazém ou na secretaria de eventos do Clube Naval Charitas. Ingressos: Homem - R$ 130 e Mulher-R$ 90. Informações: 2714-5424 / 2704-9547.

Leo Gandelman e Hamilton de Holanda no Municipal

O Saxofonista, produtor, compositor e arranjador Leo Gandelman apresenta o show/entrevista “Instrumental MPB AO VIVO”, dia 7 de outubro, às 12h30, no Teatro Municipal de Niterói. Na ocasião, ele terá como convidado o bandolinista Hamilton de Holanda.
Ingresso: R$10. Informações: 2620-1624.

CEN comemora 50 anos

O Coral do Centro Educacional de Niterói, em comemoração ao aniversário de 50 anos do CEN, se apresenta dia 05 de outubro, às 20h, no palco do Teatro Municipal de Niterói (Rua XV de Novembro, 35 – Centro). Ingresso: R$10

O Coral Juvenil do Centro Educacional de Niterói foi criado em 1962 pelo Professor e Maestro Ermano Soares de Sá e nesses seus 48 anos de existência apresentou-se em diversas salas de concertos, colégios, rádios, TV’s, encontros e concursos de corais. Com doze primeiros lugares em 15 concursos disputados, o Coral destacou-se nas suas principais viagens a São Paulo, Brasília, Córdoba (Argentina), Aberdeen (Escócia) e Londres. O Coral tem dois discos gravados, sendo um deles em 1992, pelo selo Niterói Discos. Atualmente, o Coral Juvenil do CEN é regido por Luiz Carlos Peçanha.