sábado, 8 de fevereiro de 2014

Moyseis Marques e Efson no Candongueiro


A roda de samba do Candongueiro recebe, neste sábado, dia 8 de fevereiro, a partir das 22h, os cantores e compositores Moyseis Marques (foto) e Efson. A casa abre às 21h.

Dupla afinada, Moyseis e Efson vão fazer um passeio por sucessos de Zeca Pagodinho, Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, além de sambas de enredo e músicas gravadas no recém-lançado disco de Efson.

Dupla de respeito

O compositor Moyseis Marques é considerado uma das vozes mais marcantes de sua geração e um dos principais expoentes da revitalização da Lapa e da nova e já consolidada safra do samba. Moyseis foi o fundador das bandas “Forró na Contramão” e “Casuarina”, participou das bandas “Casa Quatro”, “Rio Maracatu” e “Tempero Carioca”. Seu projeto “Moyseis Marques e a família” revelou as cantoras Patrícia Oliveira e Elisa Addor e sua canção “Pretinha Jóia Rara” integrou a trilha sonora da novela Caminho das Índias (Rede Globo).

Já o cantor e compositor Efson, frequentador assíduo do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, desde 1970, compôs, em parceria com Odibar, o samba-empolgação "Hoje eu vou querer". Integrante da Ala de Compositores da Portela, Efson já teve músicas gravadas por Beth Carvalho (Firme e forte); Alcione (Bololô), Zeca Pagodinho (Hoje é dia de festa), entre outros bambas.


O Candongueiro fica na Estrada Velha de Maricá, nº 1554, Pendotiba, Niterói. Telefone: (21) 2616-1239. Ingresso: R$ 30.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MOSTRA CINE POPULAR ARIANO SUASSUNA



O Museu Janete Costa de Arte Popular recebe a “Mostra Cine Popular Ariano Suassuna”, de 19 a 21 de fevereiro de 2014.

O evento vai levar para o Museu filmes e seriados de TV, como “O Auto da Compadecida” (2000) e “A farsa da boa preguiça” (1995), baseados na rica obra literária de Suassuna. Na ocasião, haverá intervenções teatrais organizadas pelo Setor Educativo do museu e antes e após cada exibição serão realizadas conversas e esquetes sobre os filmes exibidos.

Sobre Suassuna: Ariano Vilar Suassuna, advogado, professor, teatrólogo, dramaturgo, romancista e poeta brasileiro, desde 1990 ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Araújo Porto Alegre, o Barão de Santo Ângelo (1806-1879). É defensor da cultura do Nordeste e autor do Auto da Compadecida e A Pedra do Reino.

Filho de João Suassuna e de Rita de Cássia Villar, Ariano estava com um pouco mais de três anos quando seu pai, que havia governado o Estado no período de 1924 a 1928, foi assassinado no Rio de Janeiro, em consequência da luta política às vésperas da Revolução de 1930.

Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. O movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178-182, Boa Viagem, Niterói-RJ. Horários/ Sessões e Intervenções teatrais: 11h, 14h30 e 16h30

Entrada franca. Informações: (21) 2705-3929

Marcele Bessa em noite de Bossa e Samba no Gracioso Café Bistrô


A jornalista Marcele Bessa (foto), que também se dedica à música, vai mostrar seu talento cantando Bossa Nova e Samba, no Gracioso Café Bistrô, no dia 08 de fevereiro, sábado, às 19h30, acompanhada pelo pianista e compositor Marvio Ciribelli e pelo baixista Adalberto Miranda.
 
Há 15 anos trabalhando dentro de redações de jornais e TVs, Marcele conta que, desde a infância, sempre arrumou um tempinho para frequentar aulas de canto. A jornalista-cantora já se apresentou em público em corais de sua escola, da faculdade de Jornalismo e da Escola de Música Villa Lobos. Com o pianista Marvio Ciribelli, cantou na Pousada Terra da Luz, em Visconde de Mauá, no projeto "Armazém da Música" e no Gracioso Bistrô, em Niterói.


Para a voz de Marcele Bessa, que é fã de carteirinha de João Gilberto, Marvio Ciribelli preparou arranjos especiais. A voz de Marcele vai renovar o "timbre" da bossa nova em temas como Desafinado e Vivo Sonhando (Tom Jobim), Sem Compromisso (Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro) e Rosa Morena (Dorival Caymmi). De compositores atuais, a cantora vai interpretar O Samba me Diz (Fred Martins e Marcelo Diniz), Uma Flor (Ailton Sacramento) e Romance (Marvio Ciribelli e Armando Schiavo).

Para tocar contrabaixo, Marcele e seu arranjador Marvio Ciribelli, convidaram Adalberto Miranda, de apenas 21 anos, uma revelação brasileira no instrumento.

O Gracioso Café Bistrô fica na Rua Coronel Tamarindo, 43, Gragoatá, Niterói (após a praça da Cantareira). Ingresso: R$ 20,00
Reserva pelo telefone: (21) 3619-1700


Quinta é dia de “Samba Popular”

  
A partir de fevereiro, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe o projeto “Samba Popular”, todas as quintas-feiras, das 18h às 22h. A roda, que será realizada no Bistrô do Teatro, será comandada pelos sambistas Moacyr Luz e Carlinhos 7 Cordas e terá entrada gratuita. A primeira edição acontece no dia 6 de fevereiro.

A animada mesa também contará com os sambistas: Marcio Hulk (cavaquinho), Marcio Vanderley (cavaquinho sol ré lá mi e banjo), Marcos Esguleba (percussão geral), Jaguará (percussão geral), Carlinhos tcha tcha tcha (surdo  e coro) e Paulo Henrique (Pandeiro e voz).

Bistrô do Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói-RJ. Entrada franca