segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ABSURDO!!!!

O blog costuma dar sempre notícias culturais, gastronômicas etc, mas não podia deixar de publicar esse absurdo...
35 MIL TROTES ATRAPALHAM ATENDIMENTO DO SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebeu em 2009 cerca de 190 mil ligações. Segundo os coordenadores, o número é bastante elevado. O surpreendente foi a quantidade de trotes – 35 mil – e um número excessivo de outras chamadas que não tinham literalmente ligação direta com o atendimento emergencial.

Para traçar um perfil do serviço destinado a desafogar as emergências da Região Metropolitana II e salvar vidas, foi feito um levantamento que revelou números surpreendentes: do total de ligações, 50 mil foram de atendimento médico por telemedicina (atendimentos e orientações por telefone que ajudam a salvar vidas); cerca de 20 mil geraram atendimento por ambulância (nas ruas e em domicílios); 11 mil, engano; 20 mil, ligações perdidas, e 30 mil sobre informações de uma forma geral (telefone de posto saúde, de médico de família, uso de medicamentos, etc.) que não têm relação direta com atendimento emergencial. Ou seja, das 196 mil ligações, 96 mil não se destinaram diretamente ao serviço e acabaram sobrecarregando os sistemas do SAMU 192, demandando tempo e desgaste da equipe.

O diretor do Samu, Gustavo Campos, ressalta que o serviço teria um atendimento mais ágil se não houvesse tanta perda de tempo com o que ele classificou de “atitudes inaceitáveis”. “Temos problemas, ainda precisamos melhorar e muito o serviço, mas precisamos do apoio de todos, pois só assim ampliaremos nossa capacidade de gerenciar o serviço da melhor forma, cobrando as melhorias e prestando um atendimento mais ágil aos contribuintes”, comentou.

Para o secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, a criação de um novo número de telefone para a população obter informações sobre a área da Saúde irá desafogar as linhas do Samu. “A população está aprendendo a ligar para o serviço por acreditar que há sempre uma solução para o seu problema. Mas é preciso deixar o Samu para as emergências e utilizar mais o site da Saúde – http://www.saude.niteroi.rj.gov.br/.”

A iniciativa de liberar um número de telefone faz parte de um programa de relacionamento com o usuário nos moldes do que acontece nas grandes cidades do mundo. Da mesma forma está sendo criado um canal de atendimento aos servidores da saúde, vinha internet: - “Fale com o Secretário” - para aferir melhor o sentimento da população e dos servidores com relação aos serviços prestados.

Nenhum comentário: